PROSA

"Prosa" é uma palavra de duplo sentido, pois pode designar uma forma (um texto escrito sem divisões rítmicas intencionais -- alheias à sintaxe, e sem grandes preocupações com ritmo, métrica, rimas,aliterações e outros elementos sonoros), e pode designar também um tipo de conteúdo (um texto cuja função lingüística predominante não é a poética, como por exemplo, um livro técnico, um romance, uma lei, etc...). Na acepção relativa à forma, "prosa" contrapõe-se a "verso"; na acepção relativa ao conteúdo, "prosa" contrapõe-se a "poesia".

Para nós, PROSA é uma forma de trabalho de extensão universitária para promoção da saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na lingüística, costuma-se dividir a prosa em três subgêneros especificadores: o romance, o conto e a novela.

O romance é um tipo de história onde há um conflito principal, prolongado com conflitos menores, vindos dos painéis de época, das divagações filosóficas, da observação dos costumes, etc. Nós também faremos romance, estabelecendo relações afetivas e humanizadas com o público alvo de nossas ações.

O conto é um tipo de história mais curta, construído geralmente com um único conflito, com poucas personagens. Esta modalidade de prosa nós usaremos através de nossas ações de clown.

A novela também é um tipo de história curta, que pode apresentar um ou mais conflitos (normalmente de tamanho intermediário entre o conto e o romance, com a particularidade de a novela ter um andamento mais episódico, dando a impressão de capítulos separados. Neste subgêneros serão contempladas as ações sob formato de oficina com vistas a possibilitar que as pessoas que irão trabalhar conosco na construção de sua saúde aprendam formas diferentes e saudáveis de realizar suas atividades no cotidiano. 

 

 

Para saber mais sobre o Programa PROSA clique em

Sobre Nós

Metodologia de Trabalho