Promoção da saúde em um abrigo de idosos na cidade de Fortaleza- CE: relato da experiência de implantação de ações em Fisioterapia.

21-12-2011 17:12

Luana Bandeira de Mello AMARAL, Levi Lima de CARVALHO, Rebeca MONTEIRO, Melina Baquit CORREIA e  Fabíola Araújo BEZERRA.

 

Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno em destaque mundial, assim como os problemas de saúde decorrentes deste processo fisiológico. Há perspectivas que em 2025, o Brasil seja o sexto país em contingente de idosos. Objetivo: Descrever o processo de implantação de um projeto de extensão do curso de Fisioterapia com foco na promoção da saúde junto a populações vulneráveis na cidade de Fortaleza- CE. Metodologia: Estudo de caso da implementação de um projeto de extensão do curso de Fisioterapia, durante o período de outubro de 2010 a maio de 2011. Resultados: A implantação do projeto consistiu em três etapas: a primeira, mapeamento das instituições de longa permanência de idosos (ILPI) na cidade de Fortaleza/CE e elaboração dediagnóstico situacional das necessidades de saúde dos idosos abrigados; a segunda, na capacitação dos alunos envolvidos no projeto; e a terceira na elaboração e implementação de ações promotoras da saúde junto ao público-alvo. Conclusão: Esta experiência nos permite desenvolver uma nova vivência e entendimento das ações do fisioterapeuta, que não se limita ao exercício técnico das funcionalidades, mas se expande por ações que possam, ir além da recuperação da saúde, mas favorecer ações educativas e promotoras com vistas a melhorar sua qualidade de vida e por assim o ser, uma atuação da Fisioterapia no sentido mais amplo, com grande responsabilidade social.