Novo público do projeto
Completando um ano de ações junto às idosas da Casa de Nazaré e da Inspetoria Maria Tereza, o projeto PROSA que tem como objetivo desenvolver ações de promoção da saúde junto a populações vulneráveis na cidade de Fortaleza/CE, irá expandir suas atividades aos adolescentes em conflito com lei da casa de semi-liberdade Mártir Francisca.
Segundo Sena e Colares (2008), os jovens em situação de conflito com a lei apresentam vários comportamentos de risco para a saúde, relacionados com a violência, consumo de drogas e relações sexuais desprotegidas. Portanto, a educação para a saúde deve fazer parte do contexto sócio-educativo fornecendo conhecimentos intrínsecos á vida social.
Sabendo que esse público tem precário acesso as informações relacionadas à saúde, o PROSA busca trabalhar junto a ele questões relativas a esse tema. Visando contribuir de forma positiva, para a reinserção desses jovens na sociedade para que estejam mais preparados e conscientes de como suas ações influenciam em sua vida.
REFERÊNCIA
Sena CA, Colares V. Comportamentos de risco para a saúde entre adolescentes em conflito com a lei. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(10):2314-2322, out, 2008.