FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL COMO ELO ENTRE A EXTENSÃO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Edyla Maria Porto de Freitas CAMELO, Luanna Duarte RIBEIRO, Rosianne Henrique de Freitas SILVA, Fabíola Araújo BEZERRA e Vilena Figueiredo XAVIER.
Introdução: Entende-se comunicação digital como um mix de mídias e elementos digitais disponíveis como novas possibilidades de comunicação, produção e difusão de informação. O uso destas ferramentas tem afetado a velocidade na comunicação nas relações pessoais, interpessoais, no trabalho e nas instituições além de ser concepção do aprender de forma cooperativa.
Objetivo: Narrar as ferramentas de comunicação digital utilizadas no PROSA (Projeto de Extensão de Promoção da Saúde).
Metodologia: Estudo descritivo através de relato da prática extensionista no período de outubro de 2010 a maio de 2011.
Resultados: Foram selecionadas cinco ferramentas tecnológicas (site, email, blog, facebook e twitter). A escolha foi pautada: 1. Possibilidades de favorecer aprendizagem de conteúdos; 2. Velocidade da informação; 3. Utilidade para integrar ações e trazer os conteúdos de forma mais ágil e devolvê-los de novo ao cotidiano, possibilitando a interação.
Conclusão: As ferramentas tecnológicas atuam, simultaneamente, como elementos de marketing social, além de facilitar a intercomunicação entre os atores envolvidos. Contudo, ainda há escassez de acesso e de conhecimentos do manuseio destas no universo de formação da Fisioterapia. Assim, dominar as técnicas de informática, para assim aplicá-las á educação em saúde tem se tornado um dos grandes desafios de hoje, para os profissionais em formação.