DESENVOLVIMENTO DE REVISTA PASSATEMPO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

12-06-2013 22:25

Evento: Jornada de Fisioterapia UFC 2013

Autores: Paulo Henrique Caetano de Sousa, Luanna Duarte Ribeiro, Bruno Ricarth Domiciano, Mariana Dias Teles, Mayara Paz Albino dos Santos,Raimunda Hermelinda Maia Macena

 

Introdução: Como estratégia eficaz na conscientização, orientação e apoio durante atividades de Promoção de Saúde é imperativo o uso de recursos e estratégias instigadoras da participação e da curiosidade dos assistidos. Quando se fala de adolescentes, então, essa estratégia deve ser muito bem direcionada e com abordagem atualizada. Assim, o presente estudo destina-se a relatar a produção de uma revista educativa para Promoção de Saúde em Adolescentes.

Metodologia: Nas intervenções de promoção da saúde realizadas pelo Projeto PROSA Teen junto a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medida sócio-educativa no Centro Educacional Aldaci Barbosa Moreira (CEABM), identificou-se a necessidade sobre esclarecimentos sobre temas básicos em saúde, tais como: postura, higiene bucal, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), HIV/AIDS, drogas, entre outras. Assim, resolveu-se criar um material educativo no qual todos esses assuntos pudessem ser trabalhados de forma lúdica, já que esta abordagem alcança um maior aproveitamento, utilizando para isso uma linguagem compatível com os adolescentes tornando o material atrativo e de fácil compreensão. Então se elaborou uma revista passatempo com jogos a serem resolvidos pelos adolescentes utilizando para isso os conhecimentos adquiridos sobre saúde do adolescente. Assim, para direcionar as atividades foram buscadas na Literatura Científica em bases tais como Bireme, artigos que descrevessem esse tipo de abirdagem em adolescentes. Após, foi criado um protótipo da Revista que passou por uma análise e verificação de adequação por e profissionais qualificados da área da saúde do adolescente.

Resultados: A revista possui um “jogo de adivinhação”, que estimula o adolescente a identificar a postura corporal adequada para situações do dia-a-dia. Em seguida, um texto informativo sobre o que são DST’s, as possíveis formas de transmissão, sintomas e o tratamento destas. Após o texto colocou-se jogos como “labirinto” e “palavras cruzadas da prevenção” onde os adolescentes tinham que aplicar seus conhecimentos sobre as DST’s. O tema planejamento familiar foi abordado sob a forma de “caça-palavras”. Há também informações sobre o que são as drogas, as formas de administração, o porquê do termo “droga”, o que a Lei fala sobre isso e o que elas causam no organismo. Colocou-se uma figura, na qual era preciso completar os espaços em branco das palavras que estavam incompletas, tais palavras correspondiam às sensações que as drogas causam e suas consequências para o corpo. As formas de transmissão da AIDS também estão presentes na revista. O tema “saúde bucal” foi abordado ensinando a correta escovação dos dentes. Ao final da revista, tem-se a solução dos jogos para consulta.

Conclusão: É importante aproveitar a adolescência com o seu potencial de transformação, pelas condutas desafiadoras e possibilidade de mudança de hábitos no início da vida. Cabe ao profissional da saúde desenvolver atividades educativas e de conscientização, que alcancem, principalmente, a valorização do sentido da vida por esses adolescentes. Pode-se concluir que o desenvolvimento de material educativo, que utilize linguagem compatível com a realidade do adolescente e estratégias que atraem a atenção, como estratégia eficaz na promoção da saúde de adolescentes.