COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROSA TEEN. PROGRAMA PROSA

10-02-2013 22:35

Evento: Encontros Universitários 2012

Autores: 

Melina Baquit Correia

Luana Bandeira de Mello Amaral

Mariana Aragão Moreira

Darling Kescia Araújo Peixoto Braga

Natasha Teixeira Medeiros

Raimunda Hermelinda Maia Macena

 

Entendemos a comunicação como uma permuta de mensagens que influenciam o comportamento dos indivíduos envolvidos no processo da comunicação. Este estudo objetiva relatar a experiência do uso da comunicação na promoção de saúde de adolescentes em conflitos com a lei em uma casa de semiliberdade de Fortaleza/CE realizadas por alunas do Programa Promoção de Saúde (PROSA). É a partir da comunicação que o homem se relaciona e transmite os seus conhecimentos para o mundo. Quando se trata de comunicação com adolescentes em conflito com a lei, esta deve ser realizada de maneira cuidadosa, visto que estes apresentam maior insegurança e repreensão social, dificultando a sua socialização. Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, com descrição de visitas semanais supervisionadas durante um ano, realizadas pelas graduandas do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC) que participam do projeto PROSA teen. Visamos identificar seus problemas mais enfrentados pelos adolescentes em conflito com a lei, como drogas, sexualidade e executar ações educativas com foco na promoção da saúde destes adolescentes e seus familiares. As atividades que tiveram como tema drogas, postura, sexualidade e primeiros socorros, foram desenvolvidas utilizando diferentes tipos de comunicação, verbal e não verbal, por meio de aulas, gincanas e palestras. Dessa forma, as atividades eram mais dinâmicas e foi possível a participação dos adolescentes nas atividades propostas. Concluímos a importância da utilização de abordagens lúdicas e dinâmicas juntamente com aulas, para conseguir a concentração e participação dos adolescentes que participavam das atividades, e, a partir dos novos conhecimentos adquiridos, ensinar seus pares sociais. Afirma-se assim, a relevância do investimento com esses adolescentes nas ações de educação em promoção de saúde, tendo reflexo positivo na convivência familiar e comunitária.