A EXTENSÃO COMO ELEMENTO FORMADOR DO FISIOTERAPEUTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Evento: Encontros Universitários 2012
Autores
Darling Kescia Araujo Peixoto Braga |
|
Mariana Dias Teles |
|
Melina Baquit Correia |
|
Rosianne Henrique de Freitas Silva |
|
Natasha Teixeira Medeiros
|
A atividade extensionista pode ser vista como um processo educativo que integra a Universidade e a comunidade onde está inserida, tendo uma relevância social que possibilita ao estudante a aquisição de habilidades que permitam a sua interação com a sociedade, de forma a não limitá-lo aos aspectos teóricos e técnicos da graduação, havendo assim um intercâmbio de conhecimentos entre ambos. O objetivo desse trabalho é descrever o papel das práticas extensionistas do Programa PROSA na formação do fisioterapeuta. O Programa Promoção da Saúde (PROSA), ação extensionista do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC), vem sendo realizado desde 2010 e se destina a desenvolver ações de promoção da saúde junto a populações vulneráveis na cidade de Fortaleza/CE. Trata-se de um relato de experiência, pragmático, descritivo, de natureza qualitativa, realizado através da análise das ações de extensão do Programa PROSA. O período estabelecido para o estudo foi entre janeiro a julho de 2012, em que foi possível perceber que as atividades realizadas possibilitaram o desenvolvimento do protagonismo estudantil, da autonomia, da criatividade para elaborar e executar protocolos de intervenção com o público alvo, bem como aprimoraram a capacidade de comunicação, ampliaram a concepção social e deram uma visão holística do indivíduo, proporcionando uma maior segurança no lidar com a população e no transmitir ideias. Essas vivências agregaram conhecimentos práticos que são fundamentais para qualificar o aprendizado do fisioterapeuta, de maneira a consolidar a teoria aprendida, orientando a formação profissional dos estudantes que integram o referido Programa. Conclui-se que a extensão é um campo potencial que conduz a consciência crítica, fazendo com que os graduandos reflitam a realidade que os cerca, capacitando-os a atuar de modo ativo e eficaz no contexto social. Por fim, é uma fonte de possibilidades que enriquece e prepara o acadêmico para o seu futuro profissional.