“DE OLHO NOS RISCOS” - CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO DESTINADO A PREVENÇÃO DE RISCOS ENTRE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

21-06-2012 22:05

 

Área: Relato de Experiência

Autores: Clara Taína Silva LIMA, Guilherme da Silva PESSOA, Luana Bandeira de Mello AMARAL, Rebeca Monteiro FERREIRA, Raimunda Hermelinda Maia MACENA

Instituição: Universidade Federal do Ceará; Fortaleza (Ceará)

Introdução: Os jogos são atividades úteis para exercitar a habilidade mental e a imaginação. O uso do lúdico através de brincadeiras, tipo desafios, tem sido associado ao aumento da concentração e ganho na retenção de informações. O Projeto PROSA OLD é desenvolvido por acadêmicos de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará e desenvolve ações de promoção da saúde, incluindo temáticas sobre memória e prevenções de quedas, junto a idosas institucionalizadas.

Objetivo: Descrever o processo de construção de um jogo educativo destinado à prevenção de riscos entre idosas institucionalizadas

Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de prática assistencial, utilizando a pesquisa-ação como método de pesquisa, e essa foi desenvolvida em cinco etapas: escolha do conteúdo, com base nas necessidades das idosas; criação das ilustrações; preparação do conteúdo, baseado na  literatura científica; validação do material por peritos.

Resultados: O tabuleiro contêm desenhos de 12 ilustrações que representam os objetos ou atitudes que proporcionam a melhoria na qualidade de vida do idoso, distribuídas aleatoriamente; e 12 cartas que ilustram objetos e atitudes prejudiciais à sua saúde. Deve ser jogado com 2 a 3 jogadores e cada um terá direito a 6 ou 4 cartas. O jogo consiste em encontrar no tabuleiro a figura que corresponde a carta do jogador, e todos deverão iniciar a procura ao mesmo tempo, vencendo quem encontrar todas as figuras primeiro

 

Conclusão: O jogo educativo "De olho nos riscos"  é um suporte aos profissionais de Fisioterapia e às idosas, para que superem dúvidas e dificuldades que permeiam os fatores ambientais de risco de quedas no ambiente de moradia, também sendo positivo para facilitar a compreensão dos aspectos que melhoram o desempenho em suas atividades diárias, práticas e sociais.