O CONSTRUTIVISMO DE BRUNER E A AQUISIÇÃO DE POSTURAS ADEQUADAS PARA AVDS: EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA COM MULHERES JOVENS

29-05-2014 01:20

Evento: XIII ENCONTRO DE PESQUISA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

Autores: Yãnsley André Sena Tavares, Luana Bandeira de Mello Amaral, Elivânia Silveira de Brito, Raimunda Hermelinda Maia Macena³

 

Introdução: As queixas álgicas no Brasil é considerado epidêmico. Cerca de 80% da população, em algum momento da vida, já experimentou queixas, sendo uma das causas a má postura. O uso incorreto da mecânica corporal no trabalho e no lar provoca sobrecargas e disfunções do tecido mole e nas articulações da coluna. Objetivo: Relatar experiência de promoção da consciência postural adequada nas AVDS de mulheres jovens. Materiais e métodos: Relato de experiência de ação educativa com duração de 1 hora com 14 mães de adolescentes de uma Escola Pública na cidade de Fortaleza/Ce no mês de outubro de 2013. A atividade foi realizada por dois acadêmicos de fisioterapia, de diferentes semestres, da Universidade Federal do Ceará, extensionistas do Programa de Promoção da Saúde (PROSA) sob a supervisão de um preceptor fisioterapeuta. Utilizou-se como modelo pedagógico o construtivismo de Bruner. Resultados: A atividade ocorreu em três etapas: apresentação do grupo e da atividade; dinâmica com as AVDs (dormir, sentar, pegar um objeto ou criança do chão, carregar sacolas, varrer, lavar louça, etc.) onde era solicitada a executar a AVD; a seguir os participantes opinavam se a postura estava ou não adequada e as consequências que hábitos inadequados poderiam provocar. Finalmente, os acadêmicos demonstravam as posturas corretas e explicavam os benefícios à saúde. Ao final, abordou-se a importância do alongamento antes de qualquer atividade, como forma para proporcionar um bom funcionamento do corpo, maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Finalizada a atividade proposta, foi feito uma roda de conversa para receber um feedback das participantes. Conclusão: Ao final da atividade as mães ainda permaneceram interessadas e participativas ao que estava sendo abordado. O que revela que o aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Postura. Fisioterapia.