DISCUTINDO O BULLYING COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: PROPOSTA DE UMA OFICINA

02-01-2014 21:25

Evento: Encontros Universitários 2013 (UFC)

Autores: Bruno Ricarth Domiciano; Mariana de Oliveira Gonçalves; Mariana Dias Teles; Paulo Henrique Caetano de Sousa; Paula Negrão da Silva; Raimunda Hermelinda Maia Macena

 

Introdução: A violência é um problema de saúde pública crescente no mundo, com sérias consequências individuais e sociais, particularmente entre jovens, que aparecem nas estatísticas como os que mais morrem e os que mais matam. A violência nas escolas é um problema grave e complexo, sendo o bullying um problema frequente. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Fisioterapia no desenvolvimento de ações promotora da saúde voltadas à prevenção da violência escolar e do bullying entre adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas em Fortaleza/CE. Materiais e Métodos: Relato pragmático. Público-alvo composto por 20 adolescentes cumprindo medida sócio-educativa de privação de liberdade em uma unidade da cidade de Fortaleza/CE, durante o mês de julho de 2013. A estratégia da ação educativa envolvia a discussão do assunto através da realização de um júri simulado, o qual tratava do julgamento de um colegial que praticou bullying contra uma colega. A atividade durou cerca de 2 horas e foi iniciada com a explicação de como um júri popular funciona e com a designação dos papéis e respectivas funções. Adolescentes e extensionistas participaram ativamente da simulação, sendo os primeiros responsáveis por dirigir o júri por intermédio da figura do juiz, do corpo de jurados e do público (dividido em defesa e acusação); e os demais, incumbidos de apresentar a estória a ser julgada, interpretando os papéis de vítima, réu, advogado de acusação e advogado de defesa. Ao final da simulação, corpo de jurados e juiz se reuniram para decidir a pena do réu. Resultados: A participação das adolescentes foi satisfatória, demonstrando interesse no tema abordado. Embora algumas não tenham participado, observaram atentamente a evolução da atividade. Conclusão: A ação lúdica de caráter intervencional baseado em um caso real é efetiva na reflexão de adolescentes sobre a prática do bullying.