Vivências lúdicas dos acadêmicos de fisioterapia no desenvolvimento de ações extensionistas em instituições de longa permanência para idosos na cidade de Fortaleza, através do projeto PROSA.

05-10-2012 00:16

 

Evento: Encontros Universitários 2011

Autores: Clara Taína Silva LIMA, Guilherme da Silva PESSOA, Priscylla Oliveira de CARVALHO, Rayanne Moreira da CUNHA e Mayra Carneiro BARBOSA.

 

RESUMO

Promoção de saúde representa uma concepção ampla do processo saúde-doença e seus determinantes, visa articular saberes técnicos e populares, e mobilização de recursos institucionais e comunitários. O Projeto PROSA (Promoção da Saúde) é uma ação extensionista do curso de Fisioterapia da UFC que visa possibilitar aos alunos o enfrentamento de múltiplos problemas de saúde entre idosos. Este relato de experiência de natureza qualitativa descreve vivências lúdicas (teatro de clown) realizadas no período de outubro a dezembro de 2010 em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na cidade de Fortaleza. Inicialmente, foi avaliada subjetivamente o perfil dos idosos, que demonstravam perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais. A seguir, foi realizada capacitação sobre teatro em clown com elaboração de scripts sobre as atividades da vida diárias (AVDs). A apresentação ocorreu em duas ILPI e constou de três tipos de personagens (idosos, fisioterapeutas e cuidadores), sendo demonstradas as dificuldades das AVDS e estratégias de resolução. Foi observado entusiasmo e aceitação da implementação das ações propostas pelas idosas. O uso de atividades lúdicas como o teatro são promissores na atuação da Fisioterapia em contribuir para a compreensão do processo de envelhecimento trazendo a possibilidade de gerar alternativas de intervenção com vista a uma melhora do bem-estar e qualidade de vida.