TEORIA DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA SOMADA AOS PRIMEIROS SOCORROS NO ESCOTISMO

10-02-2013 22:50

Evento: Encontros Universitários 2012

Autores:

 

Guilherme da Silva Pessoa

Mariana Dias Teles

Edyla Maria Porto de Freitas Camelo

Luanna Duarte Ribeiro

Natasha Teixeira Medeiros

Raimunda Hermelinda Maia Macena

 

A teoria da flexibilidade cognitiva é aplicada quando se objetiva a aquisição de conhecimentos de nível avançado, em domínios complexos e pouco estruturados, como também a transferência desses conhecimentos para novas situações. Este estudo visa relatar a experiência do uso da teoria da flexibilidade cognitiva na Fisioterapia. Ao expor o ouvinte à complexidade do assunto e utilizar analogias nas semelhanças e limitações favorecem a aquisição profunda dos conhecimentos. O escotismo, prática que trabalha a cidadania de jovens, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, caracteriza-se como local onde a teoria da flexibilidade cognitiva possa ser aplicada e desenvolvida. Este relato de experiência, descritivo, qualitativo descreve as formações em primeiros socorros ministradas a um grupo de escoteiros, pelos graduandos em Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, integrantes do PROSA, no período de setembro a novembro de 2011, na cidade de Fortaleza-CE. Os temas abordados foram: estojo de primeiros socorros, condutas em suporte básico de vida e em reanimação cardiopulmonar; queimaduras, ferimentos, hemorragia, fratura, entorse, luxação, imobilização, acidentes com animais peçonhentos. Observou-se que quando se permitiu ao ouvinte acesso à mesma informação várias vezes, o conhecimento foi sendo sedimentado e o aprofundamento no assunto foi sendo maior, pois dessa forma o público tinha uma visão multifacetada do assunto. Observou-se entusiasmo e euforia no público no processo ensino-aprendizagem, sendo muitas dúvidas solucionadas no decorrer da apresentação. Infere-se que a teoria da flexibilidade cognitiva pode ser uma aliada no processo de educação em saúde pelo fato de despertar o interesse dos ouvintes no assunto e de permitir que estes possam construir sua visão sobre o tema, dado o caráter flexível da mesma, que acaba por culminar em um maior aprofundamento dos temas discutidos.