PROCESSO DE CRIAÇÃO DE REVISTAS PASSATEMPO: UMA FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA MULHERES.

06-11-2013 20:51

Evento: XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia

Autores: Priscylla Oliveira de Carvalho; Clara Taína Silva Lima; Melina Baquit Correia; Rebeca Monteiro Ferreira; Raimunda Hermelinda Maia Macena.

 

INTRODUÇÃO

A promoção da saúde visa garantir meios e informações para que os indivíduos sejam capazes de manter ou aumentar seu potencial de saúde1. As ações educativas em saúde relacionam o aprendizado com as vivências cotidianas, e nesse sentido estratégias lúdicas, favorecem a atenção e estimulam o envolvimento com o tema trabalhado2.  As mulheres necessitam conhecer os aspectos inerentes a sua saúde, para que possam determinar comportamentos e atitudes que serão adotados diante de fatos como, a fisiologia feminina, higiene pessoal, doenças do sistema reprodutivo e sexualmente transmissíveis e gestação¹. Revistas educativas podem contribuir para reforçar informações, orientar em casos de dúvidas, auxiliar nas decisões e facilitar a transmissão da ideia³. Este estudo visa descrever o processo de criação de revistas passatempo para mulheres, com foco em promoção da saúde.

 

MÉTODOS

Pesquisa-ação desenvolvida através de relato de experiência da prática assistencial-extensionista do Projeto de extensão PROSA Woman junto a mulheres atendidas em uma Unidade abrigo para mulheres em situação de violência doméstica, durante o segundo semestre de 2012. A produção das revistas ocorreu entre os meses de agosto a outubro de 2012. Foram desenvolvidas 6 etapas: 1) Identificação do público-alvo e sistematização das necessidades de informações sobre saúde. 2) Levantamento na literatura sobre os temas detectados anteriormente, utilizando de bibliotecas virtuais e livros. 3) Definição da estratégia de promoção da saúde a ser utilizada (revista estilo passatempo). 4) Estruturação dos temas emanados das etapas 1 e 2. O conteúdo preliminar foi desenvolvido com foco na informação essencial. 5) Seleção de jogos/ passatempos e layout gráfico. O trabalho de edição e diagramação considerou a facilidade de leitura e clareza do conteúdo. 6) Revisão do piloto. A pedagogia sócio-construtivista desenvolvida por Paulo Freire foi utilizada no desenvolvimento da revista, tendo em vista que este aborda uma compreensão do empowerment, como resultado para aquisição de conhecimento relativo a capacidades discursivas, cognitivas e processuais. Para a montagem do piloto foi utilizado o software Microsoft Office Publisher 2010.

 

RESULTADOS

Devido ao observado na etapa 1 foram detectados escassez de diferentes campos do conhecimento, as revistas foram divididas em 3 fascículos: 1) O corpo da mulher; 2) Saúde reprodutiva 3) Gravidez. As revistas possuem 27, 29 e 39 páginas respectivamente e, em média, 11 jogos/passatempos mesclados com informações teóricas adequadas a linguagem e ao nível sócio-econômico das mulheres atendidas. O processo de validação foi realizado por peritos e mulheres sendo conduzido até a ausência de novas recomendações para mudanças.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As revistas são um suporte aos profissionais e às mulheres, para que superem dúvidas e dificuldades que permeiam o processo de saúde reprodutiva feminina.

 

REFERÊNCIAS

1. Casarin MR, Piccoli JCE. Educação em Saúde para Prevenção do Câncer de Colo do Útero em Mulheres do Município de Santo Ângelo/RS. Ciência & Saúde Coletiva, 16(9):3925-3932, 2011

2. Coscrato G, Pina JC, Mello DF. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul Enferm 23. (2) 2010.

3. Moreira MF, Nóbrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003 mar/abr;56(2):184-188