O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE FOLDERS DE ALONGAMENTO E FORTALECIMENTO MUSCULAR PARA PESSOAS IDOSAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROSA.

05-10-2012 00:11

 

Evento: III Semana de Ciência, Tecnologia e Saúde

Autores: Edyla Maria Porto de Freitas CAMELO, Mariana Aragão MOREIRA e  Linda MACENA e Fabíola BEZERRA

 

 

INTRODUÇÃO: A população idosa cresce no mundo, suas debilidades fisiológicas incrementam seu risco de quedas e fratura. Os exercícios de ganho de força muscular antecedido de alongamentos contribuem para melhora da estabilidade e equilíbrio. Materiais educativos são recursos efetivos na educação em saúde, com papel relevante na difusão de informações em condutas saudáveis. 

OBJETIVO: Descrever a experiência da elaboração de folders sobre alongamento e fortalecimento muscular para idosos.

METODOLOGIA: Relato de experiência pragmático, desenvolvido em setembro de 2011, pelo Projeto PROSA do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. As etapas de elaboração: 1) Identificação de exercícios úteis no trabalho com idosos: exercícios de maior aceitação entre as idosas atendidas no PROSA; 2) Construção dos folders: sequência de fotografias digitais de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, com máquina Miragem lente 28.0 mm, flash incorporado e foco fixo. Montagem de piloto em software Microsoft Office Publisher 2010 e submissão à equipe de assessoria (Fisioterapia e design gráfico); 3) Grupo operativo: roda de conversa e demonstração do uso do folder para idosos.

RESULTADOS: Dois folders: alongamento e fortalecimento (MMSS e MMII). Aspectos considerados: 1) Efeito lúdico; 2) Linguagem; 3) Percepção visual (6 colunas com mensagens-chave, letras grandes, cores atraentes, imagens variadas com setas direcionando o movimento).

CONCLUSÃO: O desenvolvimento de materiais educativos por acadêmicos de Fisioterapia mostrou-se eficaz e estimulam novas estratégias promotoras da saúde que se utiliza de princípios do aprendizado educativo-dialógico.