O LÚDICO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ELO NA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA E NA PROMOÇÃO DA SAÚDE JUNTO A ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

05-10-2012 00:28

 

Evento: XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e III Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva – CONAFISC

Autores: Marto Leal, Edyla Porto, Darling Braga e como orientadora Raimunda Hermelinda Maia  Macena.

 

RESUMO

Introdução: Os jogos constituem atividade essencial ao ser humano. O lúdico é uma importante ferramenta nos processos de educação em saúde, visto que favorece a manutenção da atenção dos indivíduos a médio ou longo período. O PROSA TEEN é um projeto de extensão do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará que desenvolve ações de promoção da saúde junto a adolescentes cumprindo medidas sócio-educativas. As ações desenvolvidas, que incluem temáticas como prevenção ao uso de drogas e planejamento familiar, têm nos jogos educativos um meio de informação/educação.

Descrição: Relatar as vivências do Projeto PROSA TEEN através do jogo “Dados Pensantes”, junto a adolescentes do sexo masculino cumprindo medida sócio-educativa de semi-liberdade na cidade de Fortaleza/CE. O jogo constitui-se de dois dados, um com figuras ilustrativas de drogas e métodos contraceptivos (LSD, estasy, lança-perfume, cola, pílulas anticoncepcionais e camisinha) e o outro com perguntas relacionadas ao tema (O que significa? Como usar? Sensação? Efeito deletério? Alguma história? Dúvidas?). O jogo consistia em um adolescente jogar o dado das figuras e outro participante jogar o das perguntas, e posteriormente correlacionar a figura com a pergunta. A experiência foi realizada duas vezes com dois grupos diferentes de 10 adolescentes. Os integrantes do projeto atuaram como facilitadores.

Impacto: Os adolescentes demonstraram interesse e motivação durante a realização do jogo, através de empenho nas respostas, contribuição com histórias de vida e dúvidas, além de se mostraram favoráveis a tornaram-se multiplicadores do conhecimento que havia sido compartilhado. O jogo possibilitou aos discentes de Fisioterapia refletir criticamente sobre sua prática educativa, a fim de torná-la aplicável ao contexto dinâmico da população-alvo, sobretudo, porque a utilização de métodos educativos pautados nas necessidades e problemas reais da comunidade permite que os objetos de abordagem sejam construídos de forma horizontal tornando-se mais eficaz.

Considerações Finais: O uso de recursos lúdicos que estimulem o raciocínio e interação favorece as ações de promoção da saúde junto a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas sócio-educativas. Acredita-se que aplicar esta atividade com outros grupos populacionais em situação de vulnerabilidade poderá gerar resultados semelhantes e contribuir para a educação em saúde e empoderamento destes grupos.