Jogos virtuais - PROSA e Sistemas de Mídias Digitais

26-03-2013 11:29

O uso de materiais educativos é uma ferramenta intrínseca ao trabalho de promoção da saúde, sendo assim, o desenvolvimento desses instrumentos, deve ser específico para o público e temas que se deseja trabalhar. Por exemplo, no caso de adolescentes a linguagem deve ser clara, estimular o raciocínio, o assunto tem que ser introduzido na realidade juvenil, e o formato do material em si deve ser um incentivo para a participação. Esses objetivos podem ser alcançados com a criação de jogos educativos, principalmente, os virtuais que são mais facilmente acessados.

Com esse propósito, o PROSA Teen e o Curso de Sistemas de Mídias Digitais se uniram para desenvolverem jogos  virtuais educativos voltados para a instrução de jovens sobre os seguintes temas: primeiros socorros, drogas e DST/AIDS.

  • Primeiros socorros: Voltado para escoteiros, trata de preparação do kit de primeiros socorros, passos básicos no atendimento de fraturas e hemorragias. O jogador deverá atender as vítimas utilizando o material e sequência corretos, dentro do tempo dado.

 

  • Drogas: Voltado para adolescentes em conflito com a lei. É apresentado uma situação onde o personagem tem a aescolha de mudar de vida ou não, além de ter que responder iversas perguntas sobre drogas.

 

  • DST/AIDS: Tem como público alvo adolescentes em período escolar. O jogador conchece três personagens que conforme suas histórias e acontecimentos apresentados, encontrará possíveis situações de risco para o vírus da AIDS, cabe a ele decidir de são realmente ou não.                 

        Jogo disponível em: https://megaswf.com/s/2568454    clicando em "Play flash full screen", é possível visualizar em tela cheia.