Jogo "A TRILHA DO CHOQUE": Relato de experiência do Projeto PROSA Teen.

05-10-2012 00:21

 

Evento: I Jornada de Fisioterapia do Sertão Central – JOFISC

Autores: Edyla Maria Porto de Freitas Camelo,  Mariana Aragão Moreira,  Melina Baquit Correia, Priscylla Oliveira de Carvalho e Raimunda Hermelinda Maia Macena.


RESUMO 

Introdução: Os jogos são atividades úteis para exercitar a habilidade mental e a imaginação. O uso do lúdico através de brincadeiras tipo desafios tem sido associado ao aumento da concentração e ganho na retenção de informações. O Projeto PROSA TEEN é desenvolvido por acadêmicos de Fisioterapia da UFC e desenvolve ações de promoção da saúde, incluindo temáticas de primeiros socorros, junto a adolescentes em conflito com a lei   em cumprimento de medidas sócio-educativas.

Objetivo: Relatar as vivências do grupo de extensão PROSA através do jogo “A trilha do choque”, junto a adolescentes em conflito com a lei  em cumprimento de medidas sócio-educativas na cidade de Fortaleza/Ce.

Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência em Fisioterapia, de abordagem descritiva, na área do processo de ensino-aprendizagem, integrado à extensão universitária. O jogo “A trilha do Choque” constitui-se de um tabuleiro, um dado, 5 peões e 30 cartas cujo objetivo é favorecer identificação dos casos e as ações de primeiros socorros em casos de choque elétrico. O tabuleiro continha o desenho de uma trilha composta de 30 casas, assim distribuídas: 14 números; 16 perguntas. O jogo consistia em que cada jogador fornecesse a resposta correta para a pergunta das cartas. A ordem dos jogadores era sorteada, cada um percorre a trilha a partir da contagem dos números sorteados no dado. Um jogador da equipe retirava uma carta do bloco das perguntas, lia em voz alta a questão e um integrante da equipe respondia. Com a resposta correta, a equipe avançava na trilha, caso a resposta esteja incorreta, passava a vez. Os jogadores, com auxilio do profissional que conduzia o jogo, decidiam se a resposta podia ser aceita ou não. O teste do jogo piloto foi realizado com 10 adolescentes, os quais foram divididos em 5 duplas, cada uma possuía um integrante do programa como facilitador. 

Resultados: Os adolescentes participantes demonstraram bastante interesse durante toda a realização da atividade, demonstrando esforço para responder corretamente as perguntas, e contribuindo com histórias e dúvidas de maneira espontânea. Foi observado aumento do nível de conhecimento na identificação dos casos e nas ações a serem desenvolvidas para os primeiros socorros das vitimas de choque elétrico.

Conclusão: Os usos de recursos lúdicos que estimulem o raciocínio e interação favorecem as ações de promoção da saúde junto a adolescentes em conflito com a lei  em cumprimento de medidas sócio-educativas.