INSTRUÇÃO ANCORADA E PROMOÇÃO DA SAÚDE: RELATO DO PROSA TEEN

10-02-2013 22:44

Evento: Encontros Universitários 2012

Autores:

 

Edyla Maria Porto de Freitas Camelo

Mariana Dias Teles

Guilherme da Silva Pessoa

Bruno Ricarth Domiciano

Natasha Teixeira Medeiros

Raimunda Hermelinda Maia Macena

 

A Instrução Ancorada como ferramenta nas ações de promoção da saúde junto a adolescentes. Objetiva-se relatar a experiência dos extensionistas do Projeto PROSA Teen do curso de Fisioterapia da UFC junto a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas sócio-educativas na cidade de Fortaleza/Ce. O consumo de drogas vem aumentando no Brasil e no mundo. Ser adolescente é um momento de intensas mudanças físicas, psciológicas e sociais, tornando-se uma época de exposição e vulnerabilidade. O abuso de drogas ilícitas entre adolescentes tem se tornado um problema de saúde pública, por seus custos humanos e financeiros. Este relato de experiência em Fisioterapia, de abordagem descritiva e qualitativa das atividades da promoção da saúde do Projeto Prosa Teen. Foram realizadas atividades educativas de primeiros socorros, postura nas atividades práticas, doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), drogas e entre outros. As atividades foram desempenhadas quatro vezes ao mês com início em novembro de 2011, totalizando 24 ações no local envolvido. Utilizaram-se os seguintes princípios da teoria da Instrução Ancorada (IA): Tarefas autênticas (inserção dos participantes em um ambiente e tarefas validas em que façam entender o assunto abordado); Ancoragem em um macro texto complexo (o macro texto deve ser complexo e rico para abordar várias perspectivas dos adolescentes); Resolução de problemas (desenvolvimento de respostas aos problemas do contexto). A IA tem como objetivo o desenvolvimento de conhecimento útil, facilitação da transparência dos conhecimentos, promoção das competências de resolução de problemas e motivação dos participantes durante as atividades a serem realizadas para fim educativo. Conclui-se que o uso da teoria de Instrução Ancorada foi bem aceita pelo grupo de adolescentes participantes e levou ao acréscimo de atenção e interação dos mesmos com os extensionistas envolvidos nas atividades.