Hospital Universitário integra pesquisa nacional sobre saúde de adolescentes

12-04-2014 00:07

 

Ocorre até às 18h de hoje (11), no Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da UFC, treinamento com os 24 candidatos a supervisores da iniciativa "Estudos de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA)". O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que avaliará as condições de saúde de 75 mil estudantes, entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares.

Os resultados obtidos pelo ERICA serão utilizados na reorientação de políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. O treinamento está sendo ministrado pela equipe do centro coordenador da pesquisa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo como investigadora principal a Drª Kátia Bloch. No Ceará, a pesquisa será realizada em 56 escolas da região metropolitana de Fortaleza.

O coordenador estadual do ERICA é o Prof. Renan Magalhães Montenegro Júnior, da Faculdade de Medicina da UFC. A ação tem como objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Fonte: Centro de Pesquisa Clínica dos HUs/UFC – fone: 85 3366 8590

Para saber mais sobre o ERICA clique aqui.