FISIOTERAPIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS: INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA X CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS

02-01-2014 20:51

Evento: Encontros Universitários 2013 (UFC)

Autores: Priscylla Oliveira de Carvalho; Darling Kescia Araújo Peixoto Braga; Luanna Duarte Ribeiro; Melina Baquit Correia; Mayara Paz Albino dos Santos; Raimunda Hermelinda Maia Macena

 

Introdução: Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e Centros de Convivência se destinam à assistência de idosos, com objetivos principais, um para a residência e outro para integração social. O PROSA Old atua com esses públicos utilizando a estratégia de Promoção da Saúde para favorecer um envelhecimento saudável, com qualidade de vida e redução de agravos a saúde, utilizando como estratégia a Promoção da Saúde.

 

Objetivo: Relatar e comparar as características dos públicos de dois locais de atuação do PROSA Old, de janeiro a junho de 2013: ILPI Casa de Nazaré (CN) em Fortaleza/CE e Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Eusébio/CE.

 

Materiais e métodos: Relato da prática discente extensionista de atividades mensais, com duração de 01 hora, realizadas em dois grupos de idosos. Os grupos foram de 15 participantes na CN e 30 no CCI. Os protocolos constituídos apresentavam à seguinte sequência: acolhimento, alongamentos, exercícios físicos do tema proposto, relaxamento ou atividade de interação. Foram trabalhados nos protocolos os temas de: Funcionalidade e Atividades de Vida Diária; Praxia Grossa e Fina; Fortalecimento; e Equilíbrio.

 

Resultados: Com o desenvolver das ações observou-se que na ILPI, os exercícios eram limitados, pois as idosas eram mais dependentes, muitas tinham dificuldade em realizar a sequência em pé, sendo então realizada sentada. Além disso, apresentavam lentidão nos movimentos e diminuição de cognição. Por outro lado, no Centro de Convivência, os idosos eram mais ativos, dispostos a participar das atividades, com maior interação entre si, nas atividades lúdicas ou de socialização.

 

Conclusão: Assim, embora os idosos integrantes dessas duas realidades constituam perfis e necessidades diferentes, a promoção da saúde contribui para manter os níveis funcionais e cognitivos, auxiliando na prevenção de limitações e na melhora da interação do grupo.