FISIOTERAPIA: EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NA PROMOÇÃO DO ESPORTE

29-05-2014 01:17

Evento: XIII ENCONTRO DE PESQUISA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

Autores: Ana Jéssica dos Santos Sousa, Mariana de Oliveira Gonçalves, Paula Negrão, Raimunda Hermelinda Maia Macena.

 

Introdução: O esporte proporciona maior confiança, aprimoramento nas habilidades e melhor interação social para quem o pratica. Objetivo: Descrever a experiência de uma ação educativa com adolescentes em conflito com a lei sobre os benefícios da prática da atividade física. Metodologia: Relato de prática extensionista, descritivo e qualitativo sobre uma atividade educativa de 2hs sobre o tema “Esporte e seus benefícios psicossociais”, com 15 adolescentes do sexo feminino em cumprimento de medidas sócio-educativas de privação de liberdade em Fortaleza/CE. O planejamento e execução da ação ocorreram por três acadêmicos de fisioterapia, extensionistas do Projeto Prosa Teen e um preceptor-fisioterapeuta à luz da teoria da Inclusão (Ausubel). Foram desenvolvidas as seguintes etapas na execução da atividade: Contextualização sobre PROSA e a Fisioterapia; dinâmica de grupo: o balão (balão com um papel dentro, visualização de um problema e brincar com o balão sem deixá-lo cair; discussão sobre como os problemas cotidianos interferem no bem-estar do indivíduo, seguida de sugestões de enfrentamento desses problemas, através da leitura dos papéis presentes dentro dos balões; roda de conversa sobre a prática esportiva e seus benefícios); Vídeo sobre um atleta brasileiro contando sua superação frente aos obstáculos da vida através do esporte; relato de vida pessoal de um atleta. Resultados: As adolescentes foram bastante interativas e participativas durante a atividade, relatando como o esporte pode produzir benefícios para o bem-estar. Destacaram o desconhecimento de que a Fisioterapia pode agir em prevenção das doenças/agravos e como é possível transformar um tema pouco comum em uma atividade atrativa, principalmente para o público jovem. Conclusão: Uso de ações educativas de cunho participativo e lúdico é importante e ajuda a prender atenção do público jovem. Para acontecer à aprendizagem, conceitos inclusivos devem estar disponíveis na composição cognitiva do indivíduo. A aprendizagem ocorre quando um novo conhecimento ancora-se em conceitos relevantes preexistentes.

Palavras-chaves: Promoção da Saúde; Adolescentes; Esporte.