Fisioterapia, inteligência interpessoal e promoção da saúde: Caso Prosa Teen

05-10-2012 00:24

Evento: 6° Congresso Internacional de Fisioterapia

Autores: Darling Késcia Peixoto Araújo Braga; Mariana Dias Teles; Raimunda Hermelinda Maia Macena.

 

RESUMO

 

Introdução: A Fisioterapia possui uma consistente formação acadêmica para atuar na promoção da saúde e no uso de estratégias de educação para uma melhor qualidade de vida. Para isso, faz-se necessário fortalecer o uso da inteligência interpessoal, que é a habilidade de interagir positivamente com o próximo, apreendendo desse os seus estados de entusiasmo e intenções, contribuindo para a elaboração de atividades de aprendizagem em processos interdependentes que requeiram a participação de todos.

Objetivo: Descrever o emprego da Inteligência Interpessoal e da Fisioterapia como estratégias facilitadoras na promoção da saúde dos adolescentes do PROSA TEEN.

Materiais eMétodos: Este estudo trata-se de um relato de experiência, descritivo, de natureza qualitativa, no qual foi analisado o uso da Inteligência Interpessoal e da Fisioterapia nas ações de educação em saúde promovidas pelo PROSA TEEN, ação extensionista do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que trabalha junto a adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas na cidade de Fortaleza/CE. O período estabelecido para a avaliação foi de abril a julho de 2012

.Resultados: O uso da inteligência interpessoal possibilitou o gerenciamento de conflitos entre os jovens, bem como se obteve um maior aprendizado nas atividades de educação em saúde, que foram propostas de acordo com as necessidades e os interesses deles, culminando em uma participação mais efetiva, diminuindo a dispersão e facilitando a elucidação de dúvidas. O caráter lúdico e a interdependência positiva advindas dessa forma de se trabalhar contribuíram para uma maior interação entre o grupo.

Conclusão: A possibilidade de se intervir na promoção da saúde de adolescentes por meio da inteligência interpessoal e da Fisioterapia é uma excelente estratégia, favorecendo o desenvolvimento de um trabalho proveitoso, podendo contribuir para o crescimento, a aprendizagem e o bem estar desse público, bem como possibilitando um rico intercâmbio de conhecimentos entre os graduandos e esses jovens.