Professores da UFC são responsáveis por pesquisa sobre saúde e violência com detentas de Porto Velho em Rondônia

11-05-2014 01:15

Detentas de Rondônia participam de pesquisa nacional sobre saúde e violência

A Profa. Dra Raimunda Hermelinda Maia, e coordenadora do PROSA, juntamente com os professores ligados ao Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará. Os professores doutores são: Roberto da Justa, Ligia Ker, Gomes e Carl Kandal os quais são responsável pela pesquisa denominada ”Inquérito Nacional Sobre Saúde e Violência na População Penitenciária Feminina e em Servidoras Prisionais”, uma medida que integra a Política Nacional de Saúde Prisional implementada em 2014 e é uma parceria entre o Ministério da Saúde e da Justiça, cujo objetivo é apontar principais problemas de saúde nas detentas para que institutos possam combatê-los.


A ideia é conhecer as condições de saúde das doenças infecciosas, uso de droga, doenças crônicas, saúde mental,violência dentro das unidades prisionais femininas”, afirma. As informações servirão de base para que as instituições busque estratégias para combater os problemas que forem detectados.


A equipe de pesquisa é composta ainda, por alunos doutorandos. ” Na universidade federal cinco professores estão conduzindo os estudos e de alunos orientando de doutorado, tem um que vai trabalhar com violência, outro que vai trabalhar com a questão das drogas, mais um que vai trabalhar com doenças infecciosas, outro que vai trabalhar a questão da violência e temos mais outro aluno de doutorado”, afirma Hermelinda. Um dos componentes da equipe é o Mestre em Saúde Coletiva pela UFC e Preceptor do PROSA Marto Leal

 

Para ler mais sobre este estudo, acesse aqui.