Circuito de exercícios como estratégia para melhora do equilíbrio e prevenção de quedas em idosos: Um relato de experiência.

15-01-2014 12:26
Luanna Duarte Ribeiro, Mariana Dias Teles, Mariana Aragão Moreira, Melina Baquit Correia, Raimunda Hermelinda Maia Macena.
 

Introdução: O crescimento da população idosa no Brasil vem ocorrendo de forma bastante acelerada. As estatísticas mostram que a faixa etária com maior crescimento na maioria dos países em desenvolvimento, é a acima de 60 anos. No Brasil, as projeções indicam que a proporção de idosos passará de 8,6 % em 2000 para quase 15% em 2020. Modificações que acompanham o processo de envelhecimento, associadas a doenças crônicas, uso de medicamentos e um estilo de vida sedentário, entre outros, são fatores em potencial para o risco de quedas; tornando-se uma preocupação constante na saúde do idoso. Vários são os fatores que favorecem o aumento do risco de quedas associado ao processo de envelhecimento. As alterações do equilíbrio corporal estão entre as queixas mais comuns na terceira idade.

 

Objetivos: Relatar sobre as vivências do grupo de extensão PROSA através de um circuito de atividades para o equilíbrio desenvolvido junto com as idosas em ILPI na cidade de Fortaleza-CE.

 

Material e Método: Trata-se de um relato de experiência na área do processo de ensino-aprendizagem em Fisioterapia, integrado à extensão universitária, de abordagem qualitativa, interpretativa através da descrição das fases de elaboração e implantação de um circuito de equilíbrio para idosas, ocorrido nos meses de agosto e setembro de 2011. Durante elaboração e implantação os autores atuaram como participantes e observadores. As técnicas de coleta de dados foram a observação assistemática. Os dados observados e divulgados tiveram o consentimento dos membros que participaram dos grupos. Foram realizadas sessões de atividades supervisionadas uma vez por semana, cada sessão com duração de 60 minutos, durante um mês.

 

Resultados: Foram realizadas atividades para delinear os elementos constituintes dos circuitos e revisão dos temas específicos. A organização das atividades baseou-se nas experiências do cotidiano dos fisioterapeutas-tutores, considerando as situações que poderiam apontar as maiores dificuldades de equilíbrio entre as idosas. O circuito consistia em atividades para propriocepção, estimulação vestibular e visual com o objetivo de ganho de equilíbrio. A escolha pelas atividades foi pautada na capacidade funcional e cognitiva dos idosos, visando à manutenção da independência física e redução do risco de quedas. Com a regularidade da atividade, percebeu-se a maior facilidade que as idosas passaram a realizar os exercícios e a maior segurança que adquiriram para realizar suas atividades de vida diária.   

 

Conclusão: A realização de circuito de exercícios composto por atividades de propriocepção, estimulação vestibular e visual se mostrou eficaz para melhora do equilíbrio em idosas, consequentemente, auxiliando na prevenção de quedas e proporcionando maior qualidade às suas atividades de vida diária.

 

Artigo publicado na revista Saúde em Dialógo, editada pela Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI), no Volume II, Nº 1 - julho a  dezembro de 2011. Para ver o artigo completo clique aqui.