Atividades na EEFM José Batista de Oliveira

28-12-2013 11:02

A parceria do PROSA  com a Escola de Ensino Fundamental e Médio José Batista de Oliveira, rendeu bons frutos e foi bastante abrangente, uma vez que foram envolvidos os projetos PROSA Woman, Teen e Coaching.

 

PROSA WOMAN

A primeira atividade do Projeto PROSA Woman na EMEIF João Batista de Oliveira, teve como objetivo proporcionar uma atividade de consciência corporal às participantes para a obtenção do conhecimento das posturas adequadas nas atividades de vida diária, consciência do movimento e relaxamento.
A dinâmica de consciência corporal foi associada com a respiração e a exploração do espaço. foi demonstrado uma respiração correta (diafragmática), e estimulado que as mulheres sentissem seu corpo ao realizar essa atividade. Para finalizar, tivemos uma revisão do que foi explicado e o feedback das participantes sobre a atividade.
Outra atividade do PROSA Woman teve como tema e objetivo explicar sobre a importância da higiene corporal para a saúde. Para isso, foram realizados dinâmicas e explicação com slides, além dos costumeiros momentos de alongamento e relaxamento com respiração.
 
 
PROSA TEEN
 
Os protocolos dos meses de outubro e novembro foram baseados no tema de bullying e cultura de paz, porém foram realizados com estudantes diferentes. O objetivo foi trabalhar a questão do bullying, violência e respeito pelas diferenças como modelo de cidadania e bem estar social para adolescentes em idade escolar através de ferramentas lúdicas e que gerem a participação ativa dos mesmos.
 Em dezembro a atividade do PROSA Teen teve como objetivo trabalhar com Consciência Corporal e Sexualidade Os alunos foram separados em 2 grupos (feminino x masculino) e foi solicitado que desenhassem um menino e uma menina nus. Após a realização dos desenhos, cada grupo apresentou o seu desenho. A atividade foi finalizada com uma explanação através de slides de imagens sobre o processo de desenvolvimento das mamas e genitálias feminina e masculina.

 

 

PROSA COACHING

No dia 23/11 quinze professoras da escola José Batista de Oliveira receberam informações sobre sinais vitais (por exemplo, quais são, como identificá-los), desobstrução das vias aéreas (por exemplo, o que fazer, e o que não fazer diante de engasgamento), reanimação cardiopulmonar. As professoras foram bastante participativas e gostaram da atividade realizada.